sexta-feira, 10 de setembro de 2010

" O CAMINHO"


bem já não posto nada a mt tempo mas agr tenho algo para contar:)


ah uns dias decidi fazer o Caminho Português até Santiago em bicicleta...e la fui eu acompanhada do meu sempre companheiro destas maluquices ( o Rui :P )

dia 30 de Agosto partimos nós de Sº Pedro de Rates com direito a caderneta de peregrino e tudo ( visto que precisava-mos dela para dormir nos albergues :S)....as 1ªs pedaladas não foram fáceis isto porque não tínhamos grandes preparações físicas para tal aventura!!!mas mesmo assim não desistimos!!!debaixo de um calor infernal la passamos os 1ºs kms e passamos Barcelos, aparentemente fácil pois pouco mais de uma hora la estávamos nós, mas era cada caminho de cabra que não era la mt fácil para se fazer a pedalar...mas a 1ª etapa só estava completa quando estivesse-mos em Ponte de Lima e portanto havia que continuar no pedal....
mas, as horas passavam e nunca mais se chegava o destino...
o calor que fazia naquele dia estava a fritar-me a pele (grande escaldão)....
depois de algumas horas em terras no meio do nada e desesperar por um almoço decente (que não fiz), mas com aquele calor qualquer gota de agua me sabia bem...mt bem alias!!!
a meio da tarde la chegamos nós a vila de Ponte de Lima cansados e eu cheia de vontade para dar um mergulho de rio...que aconteceu ao final da tarde e k bem k me soube:)

dia 31 de Agosto: objectivo chegar a Valença...
esta parte da viagem é particularmente dura físicamete...subir a serra não é fácil para quem vai pé qntao para quem tem que subir co a bicicleta as costas é bem pior:(
....pelo menos ja nao estava tanto calor...mas quanto mais custa mais me levava a reflectir o porque de em fazer aquela viagem, aquilo que ao inicio era apenas um desafio pessoal começava nesta fase mais dura a encontrar novos contornos de reflexao e encontro com algo mais....
a meio da serra uma pequena lesao um entorse no pé direito:( la paramos descansamos um pouco enquanto ligo o pé e o trato com anti-inflamatório...enquanto isto os caminheiros vao passando por mim e perquntam se está tudo bem (pessoas que nem o meu nome sabiam sempre se manifestaram preocupadas e ofereciam a sua ajuda, obrigada a todas elas:) , o apoio mural é algo mt importante numa viagem como esta)...
o pé estava ligado e a viagem tinha de continuar....la fui eu caminho acima...já nao faltava mt para chegar ao topo da serra quando vejo um senhor a vir em direcçao a mim e com um inglês tosco se ofereceu para carregar a minha bicicleta até ao alto da serra...( juro que fikei sem palavras o senhor Russo que mal falava inglês, tinha passado por mim enquanto eu ligava o pé, levava uma grande mala as costas, subiu a serra deixou a mala e voltou para trás e carregou-me a bicicleta...algo que nunca irei esquecer:) mt obrigada a tao generosa pessoa! )
agr descer a serra era aparentemente mais simples isto porque aqueles caminhos eram algo duvidosos...lol...mas a viagem continuou...e la passamos nós rubiães...e o resto do caminho até Valença era mais calmo....sem grandes complicações...chegamos cedo...tomamos banho e fomos conhecer a cidade e os seus encantos...a muralha e a vila que existe la dentro é algo muito belo para se visitar!!!

3º dia de viagem....Valença - Padron
la iniciamos nós a nossa viagem que começa ogo com uma queda bastante caricata da minha parte...mas que foi a melhor despedida que tive de Portugar...pois nao voltei a cair...la fomos para a terra de "noestros irmanos:p" e foi correndo td mt bem ate quaz ao final da etapa...sao caminhos de pouco relevo de grande facididade de realizar...esta é a parte mais facil de fazer para quem como nós fazia a viagem sobre rodas....ganhamos grande avanço daqueles com quem fomos tendo contacto nos 2 primeiros dias (espero que tenham concluido as suas viagem com sucesso :) )
o tempo passava e as ideias iam mudando surgia a possibilidade de ficar a dormir em Caldas de Rei qu fica a pouco mais de 40 kms de Santiago...mas quando la chegamos o albergue ja se encontrava cheio e pedalamos mais 22 kms até Padron...o adiantado da hora e os kms que ja tinhamos percurrido levavam-me a um desespero , principalmente quando ae chega novamente ao destino e ficamos a saber que mais uma vez o albergue está cheio e nem um banho nos deixam tomar...o tempo passava e nós sem grandes alternativas, eu ja estava bastatante desesperada tava exausta o conta kilometros comtava 104 km feitos e o cansaço ja era muito até que a senhora se lembrou que a 3-4 km existia um albergue de um convento que funcionava de trabalho de voluntários, o mal é que faltavam 20 minutos para fechar...e eu ja não conseguia pedalar mais:( mas tinha de ser... o Rui foi pedalando a minha frente cheio de genica pelo caminho indicado pela senhora...eu tentava acompanhar mas sem grande resultado, perdio de vista e cheia de medo de me perder, com vontade de chorar mas já sem lagrimas para cair:(
mas continuava a pedalar...e continuava...até que finalmente la cheguei e o Rui ja estava a voltar para me encontrar...estava ao fundo uma senhora simpatica toda contente por ver que eu lá tinha chegado...
a senhora de nome Isabel foi super atenciosa...explicou td o que tinhamos que fazer e so queria que estivesse-mos bem...despachou-nos para o banho e disse que ia fazer algo para jantarmos...nestas palavras é k nós mal acreditamos "jantar?????" ,"mas ela vai fazernos jantar????"...e que bem que me soube aquela sopa e aquela saladinha seguida de umas horas de sono...no dia seguinte acordou-nos e ja tinha preparado o pequeno almoço...(muito obrigada a senhora Isabel ao senhor Manuel pelos pimentos padron e aos Padres que mantêm o albergue aberto, e ja agr a todos os voluntários que la trabalham!!!)...
no fim do pequeno almoço fomos a missa que foi especial para nós "os peregrinos portugueses" que la fomos parar...e tivemos direito a uma benção especial e tudo:)
e partimos nós para o ultima parte da viagem estavamos no dia 2 de Setembro, pedalamos os ultios km da viagem por volta de 25 km +/- . e com calma la chegamos ao destino...klaro que a viagem nao podia acabar sem mais uma aventura...a 3 kms o pneu do Rui rebenta:( lol mas a faltar tao pouco e ao trabalho que akele pneu ja tinha dado decidiu levar a bicicleta a mão!!!
...finalmete a terra prometida...a sensação de chegar finalmente ao fim de algo que me fez aprender tanto em tao pouco tempo ,algo que fez ver a todos aqueles que ozaram comigo e que não acreditavam na minha chegada lá....
...obrigada ao Pedro por nos ter ido buscar de carro:P
...obrigada os albergues por existirem , e de serem a forma de tomar um banho e ter uma noite de sono,
...obrigada a todas aquelas pessoas que fizerem parte do meu caminho,
...obrigada ao meu companheiro de viagem por nao me dixar desmotivar e por tar sempre lá,
...obrigada a todos aqueles que acreditaram que eu ia conseguir, e aqueles que não acreditavam também,
...obrigada a todos que deixaram cometerios nas redes sociais como forma de apoio,
...mas acima de tudo obrigada a todas as pessoas que fazem oarte da minha vida...

Nenhum comentário: